... a nossa "viagem" ...

Para este painel desenhámos quem gostaríamos que nos acompanhasse nesta "viagem" ... é uma "viagem imaginária" em que levamos connosco fadas, príncipes e princesas, meninos e meninas, monstros e dragões, guerreiros e piratas, árvores, mas também os nossos amigos e amigas e familiares. Fomos inspirados pela "Viagem de Vasco da Gama", o navegador português que descobriu o caminho marítimo para a Índia - o tema da nossa turma, no âmbito do projeto curricular da escola, a "História de Portugal".


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Os problemas desta semana

Hoje (23 / 1 / 2013) fizemos três problemas no tempo de "matemática coletiva".

1. A Inês disse este problema e resolveu-o no quadro:
"A minha mãe fez dez queques. Ela comeu 4, a minha mana Marta comeu 2 e a Joana comeu um. Quantos queques sobraram?" (Inês Caronho, 23 / 1 / 2013)


Depois de fazer o desenho, vimos que "a conta" para resolver este problema afinal podiam ser várias. Primeiro escrevemos esta:
10 - 4 - 2 - 1 = 3

Logo a Anastacia e o Guilherme "descobriram" que havia outras formas de fazer a conta:
10 - 6 - 1 = 3
10 - 4 - 3 = 3
ou ainda
10 - 5 - 2 = 3

2. A Lara também tinha um problema para dizer:
"Eu tinha três ganchos para o cabelo, a minha mãe comprou-me onze. Depois eu perdi dois. Com quantos ganchos fiquei ainda?" (Lara Ferreira, 23 / 1 / 2013)




3. Depois de resolvido o problema da Lara, a Margarida colocou este problema:
"Como é dia 23 de janeiro, vamos ver quantos meninos são precisos para termos 23 dedos das mãos. Quantos serão?"

O Martim foi chamar três meninos para junto do quadro. Dois meninos, se mostrarem os dedos todos das mãos, mostram 20 dedos: 10 dedos, um menino, e 10 dedos, outro menino.

Vimos que faltavam 3 dedos que deviam ser mostrados por outro menino. E foi isso que aconteceu: o Martim ainda chamou outro menino para junto do quadro.

Ainda vimos que se podiam trocar as posições, os lugares dos meninos, que eles continuavam a mostrar 23 dedos ao todo.


O que alguns meninos fizeram nos seus cadernos:





 

[Atualizado a 26 / 1 / 2013; 12h26]

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua visita e o seu comentário são muito importantes para aprendermos mais e melhor. Muito obrigada.