Hoje estivemos a trabalhar novamente o texto da Inês, mas agora de outra forma.
Recortámos o texto em palavras, como para fazer um puzzle. As palavras são distribuídas pelos meninos para voltarmos a colocá-las por ordem no quadro.
Hoje a Lara perguntou quantas palavras tinha o texto da Inês: queria saber se havia "bocadinhos" para todos, se todos os meninos iam receber pelo menos uma palavra.
Vimos que:
- o texto tem 25 palavras
- mas tínhamos mais um bocadinho para distribuir, porque tínhamos também a data.
Contámos também os meninos que estavam hoje na sala: estavam 20 meninos, faltavam dois meninos.
Assim, vimos que havia 6 bocadinhos a mais:
20 < 26 ou 26 > 20.
Chegámos à conclusão que seis meninos tinham dois "bocadinhos" do texto.
Houve também quem dissesse que estávamos a fazer matemática com um texto, que está associado à língua, à leitura e escrita.
A seguir ainda escrevemos outras frases com palavras do texto da Inês. Uma espécie de jogo: os meninos fecham os olhos, a professora escreve uma nova frase no quadro com palavras do texto (neste caso concreto: "a minha avó tinha lá um baloiço") e depois os meninos lêem a nova frase:
Ainda houve tempo para fazer uma ficha com "lacunas" para preencher:
... os livros de leitura são um apoio, um recurso, sempre à mão.
Somos a turma do 1.º D, da Escola EB1 "O Leão de Arroios" (Agrupamento de Escolas Luís de Camões, em Lisboa). Estamos a iniciar uma grande "viagem" ...
... a nossa "viagem" ...
Para este painel desenhámos quem gostaríamos que nos acompanhasse nesta "viagem" ... é uma "viagem imaginária" em que levamos connosco fadas, príncipes e princesas, meninos e meninas, monstros e dragões, guerreiros e piratas, árvores, mas também os nossos amigos e amigas e familiares. Fomos inspirados pela "Viagem de Vasco da Gama", o navegador português que descobriu o caminho marítimo para a Índia - o tema da nossa turma, no âmbito do projeto curricular da escola, a "História de Portugal".
Sem comentários:
Enviar um comentário
A sua visita e o seu comentário são muito importantes para aprendermos mais e melhor. Muito obrigada.