... a nossa "viagem" ...

Para este painel desenhámos quem gostaríamos que nos acompanhasse nesta "viagem" ... é uma "viagem imaginária" em que levamos connosco fadas, príncipes e princesas, meninos e meninas, monstros e dragões, guerreiros e piratas, árvores, mas também os nossos amigos e amigas e familiares. Fomos inspirados pela "Viagem de Vasco da Gama", o navegador português que descobriu o caminho marítimo para a Índia - o tema da nossa turma, no âmbito do projeto curricular da escola, a "História de Portugal".


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

... ainda o texto da Inês

Hoje estivemos a trabalhar novamente o texto da Inês, mas agora de outra forma.

Recortámos o texto em palavras, como para fazer um puzzle. As palavras são distribuídas pelos meninos para voltarmos a colocá-las por ordem no quadro.

Hoje a Lara perguntou quantas palavras tinha o texto da Inês: queria saber se havia "bocadinhos" para todos, se todos os meninos iam receber pelo menos uma palavra.

Vimos que:


- o texto tem 25 palavras
- mas tínhamos mais um bocadinho para distribuir, porque tínhamos também a data.

Contámos também os meninos que estavam hoje na sala: estavam 20 meninos, faltavam dois meninos.

Assim, vimos que havia 6 bocadinhos a mais:
20 < 26     ou      26 > 20.

Chegámos à conclusão que seis meninos tinham dois "bocadinhos" do texto.

Houve também quem dissesse que estávamos a fazer matemática com um texto, que está associado à língua, à leitura e escrita.

A seguir ainda escrevemos outras frases com palavras do texto da Inês. Uma espécie de jogo: os meninos fecham os olhos, a professora escreve uma nova frase no quadro com palavras do texto (neste caso concreto: "a minha avó tinha lá um baloiço") e depois os meninos lêem a nova frase:


Ainda houve tempo para fazer uma ficha com "lacunas" para preencher:



... os livros de leitura são um apoio, um recurso, sempre à mão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua visita e o seu comentário são muito importantes para aprendermos mais e melhor. Muito obrigada.