1. A Inês disse este problema e resolveu-o no quadro:
"A minha mãe fez dez queques. Ela comeu 4, a minha mana Marta comeu 2 e a Joana comeu um. Quantos queques sobraram?" (Inês Caronho, 23 / 1 / 2013)
Depois de fazer o desenho, vimos que "a conta" para resolver este problema afinal podiam ser várias. Primeiro escrevemos esta:
10 - 4 - 2 - 1 = 3
Logo a Anastacia e o Guilherme "descobriram" que havia outras formas de fazer a conta:
10 - 6 - 1 = 3
10 - 4 - 3 = 3
ou ainda
10 - 5 - 2 = 3
2. A Lara também tinha um problema para dizer:
"Eu tinha três ganchos para o cabelo, a minha mãe comprou-me onze. Depois eu perdi dois. Com quantos ganchos fiquei ainda?" (Lara Ferreira, 23 / 1 / 2013)
3. Depois de resolvido o problema da Lara, a Margarida colocou este problema:
"Como é dia 23 de janeiro, vamos ver quantos meninos são precisos para termos 23 dedos das mãos. Quantos serão?"
O Martim foi chamar três meninos para junto do quadro. Dois meninos, se mostrarem os dedos todos das mãos, mostram 20 dedos: 10 dedos, um menino, e 10 dedos, outro menino.
Vimos que faltavam 3 dedos que deviam ser mostrados por outro menino. E foi isso que aconteceu: o Martim ainda chamou outro menino para junto do quadro.
Ainda vimos que se podiam trocar as posições, os lugares dos meninos, que eles continuavam a mostrar 23 dedos ao todo.
O que alguns meninos fizeram nos seus cadernos:
[Atualizado a 26 / 1 / 2013; 12h26]
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